CENTRAL DO CLIENTE 11 2557.1879 atendimento.cliente@estilovirtual.com.br
Home Quem Somos Serviços Clientes Hospedagem de Sites Sistemas Web Contato
Agência digital

Desenvolvemos sites, lojas virtuais, sistemas web e desktop a medida do cliente.
 
O que é Otimização SEO?

O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing.



O próprio administrador ou desenvolvedor do site deve utilizar princípios de SEO em sua elaboração de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que contribuem para o posicionamento da página.

Como o SEO pode ajudar seu site?

Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber, além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões no site.

Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts. Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a otimização de seu site permitirá que chegue a ele um público segmentado de acordo com suas expectativas.

Defina seu público-alvo

Por exemplo: se o seu negócio é vender livros usados, as palavras-chave utilizadas na otimização não podem ser livros, best-sellers, ou lançamentos – já que dessa forma atrairiam todo o público de livros. Você precisaria trabalhar as palavras “livros usados”, “sebos”, “livros de segunda mão”, entre outras. Dessa forma, restringiria o número de acessos ao site, mas iria atrair um acesso mais qualificado, gerando uma experiência positiva tanto para sua empresa quanto para os usuários que encontrariam o que realmente estavam procurando.

Basicamente, o que define se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site, seja para o usuário que o visita (otimização interna), seja para a comunidade digital em torno dele (otimização externa).

O algoritmo do Google

Como será então que o Google entende qual site é melhor que qual? É simples, mas complexo: ele faz um cálculo gigantesco através de um algoritmo, que é uma fórmula matemática. Ela possuiu dezenas de fatores. Existe uma estimativa de que atualmente passam de 200 fatores. É algoritmo que calcula quais sites seriam mais adequados para serem exibidas para determinadas buscas. Ele é o responsável para quando alguém procura pato de borracha não vir sites de borracharia.

Naturalmente, esse algoritmo é secreto, já que é a grande ferramenta da empresa. Entretanto, alguns são divulgados pelo próprio Google, como a presença de palavras-chave no título e no texto das páginas.

Existe um em especial que é talvez o fator mais famoso: o PageRank. Ele seria o primeiro fator do algoritmo do Google, quando ainda nem era uma empresa. Esse vídeo deixa muito claro como funciona o PageRank para atribuir e determinar a relevância de um site:

SEO ou Links Patrocinados?

Os links patrocinados são uma forma mais fácil e rápida de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais cara do que uma boa estratégia de SEO. Além disso, quando a campanha sai do ar, o seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que contrasta com o caráter de continuidade que a prática de SEO possui.

A imagem abaixo é um heatmap, ou mapa de calor, que mostra a quantidade de cliques que são feitos dentro da página de resultados do Google. Podemos perceber claramente que a maior parte dos cliques vai para os resultados não pagos, que também são chamados de orgânicos.



Com links patrocinados, o número de visitas do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca “diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link patrocinado.

E se o usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que chamamos de rejeição. O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.

Já com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante. As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as geradas pelos links patrocinados, mas o percentual de conversões aumenta significativamente.

Portanto, o trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de uma página ou um site.


Como começo a fazer SEO?


Preencha abaixo o formulário que entramos em contato com você!


« Clique aqui para voltar
 
11 2557.1879
Seg-Sex 09.00-18.00
atendimento.cliente@estilovirtual.com.br Orçamento gratuito